Costa da Caparica - Almada

A imagem mostra a foz do rio Tejo, vendo-se ao fundo a costa de Lisboa e a serra de Sintra. Em primeiro plano, a vila da Costa da Caparica e os terrenos em redor. Mais distante, a mata e o Bico da Calha em relação à qual nos referimos no artigo acerca da Trafaria.

A Costa da Caparica é uma vila piscatória situada na margem sul do rio Tejo. Devido à sua proximidade com a capital tornou-se numa zona balnear muito concorrida e o crescimento urbanístico aumentou consideravelmente. Actualmente predominam os estabelecimentos de restauração, hotelaria e outro comércio, registando-se um fluxo acentuado de imigração proveniente do Brasil.

Apesar da sua excelente localização e das potencialidades da Península de Setúbal onde se insere, esta região não mereceu ainda as devidas atenções dos poderes públicos, reflectindo um caso de evidente avareza a sua falta de aproveitamento e a péssima construção que ali se registou há algumas décadas, não raras as vezes à beira de água como sucede na Fonte da Telha.



O recuo da linha de costa por efeito das marés obrigou ao depósito de inertes, por vezes extraídos do próprio leito do mar como a foto documenta. As gaivotas sobrevoam o local na ânsia de conseguirem alimento transportado juntamente com a areia despejada na praia.



(Fotos e textos: Carlos Gomes)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...