Foz do Dão - Ontem e hoje

A construção da Barragem da Aguieira, no rio Mondego, a escassos dois quilómetros a juzante do rio Dão, nos finais dos anos setenta do século passado, veio alterar por completo a fisionomia daquela região. Onde antes existiram aldeias como Breda, pertencente ao concelho de Mortágua e a Foz do Rio Dão, do concelho de Santa Combão Dão, encontra-se actualmente a extensa albufeira. Submersas ficaram não apenas as paredes das casas e os muros dos quinteiros como ainda os terrenos agrícolas, as práticas rurais e festivas e toda uma vivência social. As suas gentes dispersaram-se por outras povoações em redor ou partiram nomeadamente para as grandes cidades.

Uma das fotos, de origem desconhecida, mostra a povoação da Foz do Dão e a Ponte Dr. Oliveira Salazar, actualmente submersas na albufeira da barragem. A outra imagem apresenta precisamente o mesmo local onde se encontra a povoação sob as águas.




(Foto e textos: Carlos Gomes)

2 comentários:

  1. Boas,
    Consegue indicar-me com exactidão no google maps onde ficava a ponte?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentamos não lhe poder dar essa informação, pois, como diz no texto, a ponte encontra-se submersa. Assim, se localizar no Google maps a barragem da Aguieira, assim como os rios Dão e Mondego, poderá ficar com uma ideia aproximada do local.
      Cumprimentos,

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...