Instrumentos musicais tradicionais portugueses - I

Gaita-de-foles

Gaita-de-foles

Gaita-de-foles

« (…) No campo instrumental, para além da gaita-de-foles, (existente em Trás-os-Montes e no litoral oeste desde o Minho à península de Setúbal), há a assinalar a riqueza musical da viola e da guitarra. (…)»

Viola Portuguesa

Viola Portuguesa

Viola Portuguesa 

« (…) A viola portuguesa, nas suas múltiplas variantes regionais, descende do instrumento aludido pelo Padre Juan Bernudo no séc. XVI (“guitarra”, parente popular da vihuela e descendente da “guitarra latina” trovadoresca) e era tocada por todo o país. 

Hoje subsiste apenas no Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, parte a Beira Alta, Baixo Alentejo, Madeira e Açores. (…)»

Guitarra Portuguesa

Guitarra Portuguesa

« (…) A nossa guitarra descende do instrumento que tomou o nome de cítara no Renascimento, o qual por sua vez provinha da cítola medieval. 
Era instrumento favorito da joglaria e, ao que tudo indica através dos jograis, ganhou as classes populares e atingiu depois dimensão nacional. (…)»

Harmónio

Harmónio

Todas as regiões do nosso país «não ficaram imunes à invasão do acordeão, a qual começou nas últimas décadas do século passado [séc. XIX] sob a forma diatónica a que o nosso povo chamou “harmónica de mão”, “harmónico” ou harmónio” (…)»

Violino e Rabeca Chuleira

Violino e Rabeca Chuleira

« (…) Note-se ainda (…) o papel dos violinos, particularmente designados por rabecas, que assumem no Douro uma forma encurtada que ganhou o nome de rebeca chuleira por ser própria para tocar apenas a chula, instrumento hoje praticamente em vias de extinção.(…)»
Para saber mais consulte: Portugal – Raízes musicais | Recolhas da tradição oral (José Alberto Sardinha, in “Portugal – raízes musicais”, edição do JN (1997)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Campinos do Ribatejo

Profissões antigas - O Tanoeiro