Palhota - Aldeia Avieira



Palhota - Aldeia Avieira



Nas margens do rio Tejo, próximo da Azambuja, situa-se a aldeia avieira da Palhota. Foi aqui que Alves Redol viveu para se inspirar no seu romance "Os Avieiros".

O forno do pão e a reza.

O cais da Palhota

(Fotos e textos: Carlos Gomes)

Vila Praia de Âncora - Portinho e Nª Sª da Bonança


Um aspecto do portinho de Vila Praia de Âncora


Nossa Senhora da Bonança é a padroeira dos pescadores de Vila Praia de Âncora. Outrora, esta freguesia designava-se por Gontinhães.

(Fotos e texto: Carlos Gomes)

Lousã - Pelourinho


Junto aos Paços do Concelho ergue-se o pelourinho das quatro cabeças cujo verdadeiro significado ainda se desconhece. Na imagem, uma mostra de olaria da região onde se exibem peças de barro vermelho e preto.

Serra da Lousã: Coentral - terra de neveiros


A serra da Lousã é conhecida pelas suas aldeias de xisto mas também pelo frio intenso que ali se verifica mesmo nos dias mais quentes de Verão. A imagem mostra uma panorâmica da aldeia do Coentral que foi terra de neveiros. Ali se guardava a neve para ser trazida para Lisboa no Verão onde era consumida no Paço Real e em estabelecimentos de requinte como o Martinho da Arcada. O Coentral ainda conserva os poços onde se guardava a neve.

(Foto e texto: Carlos Gomes)

Lousã





No cimo da serra da Lousã situa-se a capela de Santo António das Neves. Anualmente, as gentes das aldeias da Lousã e Castanheira de Pera acorrem ao local para a festa. Chamam-lhe "encontro dos povos".

(Foto e texto: Carlos Gomes)

Ponte do Lima - Monumentos e Gastronomia

Monumento às Feiras Novas. Na realidade, trata-se de um monumento ao folclore.

Monumento às Feiras Novas. Pormenor.

Tocador de concertina. Ponte de Lima é famosa pelo artesanato de cantaria em granito. Sugerimos leitura de »» Concertina: um instrumento a preservar

Vaca das Cordas. Esta tradição perde-se nos tempos. Sugerimos a leitura de »» A Vaca das Cordas

O arroz de sarrabulho com rojões é o prato mais afamado da cozinha tradicional limiana.

Um aspecto de Ponte de Lima. A estátua representa D. Teresa atribuindo o foral a Ponte de Lima, facto ocorrido em 1125.


(Fotos e textos: Carlos Gomes)

Monumentos ao Folclore

Em Viana do Castelo - frente à Estação da CP

Em Loulé

(Fotos: Carlos Gomes)

Ponte do Lima - Feiras Novas - Aspectos do Cortejo Etnográfico

Para beber bom vinho verde...

Ciclo do Linho

Ciclo do Linho

Ciclo do Linho

Ciclo do Linho



Zés P'reiras no Cortejo Etnográfico das Feiras Novas - Ponte de Lima

(Fotos: Carlos Gomes)

Vila Praia de Âncora - Alto Minho


Portinho. Ao entardecer. Manhã cedo, os pescadores recolhem as artes de pesca e regressam com o peixe à lota enquanto da vizinha Espanha chega de camioneta e é vendido à porta da lota numa concorrência desleal.


A Senhora da Agonia é uma das invocações dos pescadores de Vila Praia de Âncora.


A imagem mostra um dos faróis, actualmente desactivados, que assinalavam o enfiamento no portinho. Junto a pequena capelinha de Nossa Senhora da Bonança, sempre muito cuidada.


Alminhas do Purgatório. As pequenas capelas ou nichos constituem um dos elementos do património cultural religioso que merece ser preservado.

Outros aspectos de Vila Praia de Âncora:


 
(Fotos e textos: Carlos Gomes)

Imagem de Nossa Senhora do Minho


Imagem de Nossa Senhora do Minho existente no Santuário do mesmo nome, no cimo da serra d’Arga, no concelho de Caminha. Apresenta-se vestida com o tradicional traje domingueiro, vulgo “traje à vianesa”.

Quem sobe a esta elevação consegue avistar as povoações em redor dos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e, com tempo favorável, até Braga e Valença. O local continua a ser habitat do garrano, a raça cavalar mais característica da região.

(Foto e textos: Carlos Gomes)

Por sugestão de um visitante deste blogue, que deixou um comentário, colocámos uma imagem de Nª Sª do Minho em pedra. (Foto de A. Vila Verde, retirada do Panoramio):


Actividades Agrícolas no Minho - Ponte do Lima (Postais)

Uma espadelada (ciclo do linho)

Uma lavrada (ciclo agrícola anual)

Uma malhada (ciclo do pão)

Os postais aqui reproduzidos têm cerca de 100 anos. Disponibilizados por Carlos Gomes.

Sugerimos a leitura de um artigo do Dr. Carlos Gomes: "Minifúndio do Minho garante sobrevivência aos Agricultores"

Feiras em Ponte do Lima - antigamente e hoje



Feira de Gado em Ponte do Lima
(foto com cerca de 100 anos)


Feira quinzenal em Ponte do Lima
(foto com cerca de 100 anos)

Feira quinzenal em Ponte do Lima
(actualmente)

(Postais disponibilizados e fotos: Carlos Gomes)

»» Sugerimos a leitura de um artigo do Dr. Carlos Gomes, intitulado: «Feiras Tradicionais conservam velhas usanças»
Perde-se nos tempos a origem das feiras enquanto local onde os povos efectuavam as suas transacções e adquiriam bens que necessitavam e não produziam em troca dos seus próprios produtos, dando origem a uma classe de mercadores que passaram a viver exclusivamente dessa actividade. Ler artigo>>>

O início de mais um projecto sobre Folclore, Etnografia e Cultura Popular

A Equipa do Portal do Folclore Português criou mais este espaço na internet - A Etnografia em Imagens -, através do qual pretende preservar e divulgar imagens: fotos, postais, desenhos, pinturas, aguarelas, etc. sobre aspectos diversificados do Folclore, da Etnografia e da Cultura Popular Portuguesa, sem esquecer as Terras e as Gentes de Portugal, este pequeno mas belo “jardim à beira mar plantado”.

As primeiras imagens que vão ser colocadas foram gentilmente disponibilizadas pelo Dr. Carlos Gomes, principal mentor da criação de um espaço na internet onde todos os interessados possam encontrar elementos visuais relacionados, directa ou indirectamente, com o Folclore, a Etnografia e a Cultura Popular Portuguesa.Mais uma vez, os nosso agradecimentos ao Dr. Carlos Gomes.

Todos(as) os(as) interessados em colaborar com esta iniciativa, podem enviar, por email, fotos, postais, etc. para serem disponibilizados neste Blog, desde que se enquadram nos objectivos definidos, devendo indicar o autor, localização e todas as informações textuais que achem por bem.

Para todos, também os nossos agradecimentos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...