Antigamente: venda de louça preta de Bisalhães à beira da estrada


Antigamente, e até à construção do IP4 (que liga Amarante a Bragança, passando por Vila Real), os oleiros de Bisalhães mostravam e vendiam as suas peças (umas mais utilitárias outras mais decorativas) à beira da «sinuosa estrada do Marão EN15).

Hoje, apenas podemos vê-los a trabalhar (os 4 ou cinco que ainda restam) e adquirir as suas peças, em estruturas fixas construídas pela Câmara Municipal, na Avenida da Noruega, após a saída do IP4, em direcção ao centro da cidade de Vila Real.

Saber mais sobre o "barro negro de bisalhães" >>>

Embarcações tradicionais - Rio Douro - Rabão de Rabo Baixo

O Rabão de Rabo Baixo é uma embarcação tradicional do rio Douro, da família dos barcos rabelos. Era habitualmente utilizada no transporte de uvas, vinho ou de materiais de construção.

Este exemplar foi construído em Marco de Canavezes e oferecido ao Museu de Marinha onde se encontra exposto.

As imagens destacam o comprimento da espadela e, no interior, o fundo chato característico deste género de embarcações, condição indispensável para poder navegar nestes cursos de água.




Fotos: Carlos Gomes

Embarcações tradicionais - Rio Mondego

Embarcação tradicional do Baixo Mondego. Era habitualmente utilizada no transporte de cargas e passageiros na região de Coimbra.

As imagens mostram o cavername e o pormenor do leme. Este exemplar encontra-se exposto no Museu de Marinha, em Lisboa.





Fotos: Carlos Gomes

Aljustrel - Casa dos Videntes de Fátima: Francisco e Jacinta Marto

A casa que foi dos videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, em Aljustrel, conserva as características da habitação tradicional da região. Numa zona onde abunda a rocha calcária, a casa é construída em pedra. No seu interior, pode ver-se a forma como o espaço é dividido, as reduzidas dimensões e ainda o mobiliário original. Nas fotos, vemos uma cantareira e, na cozinha, a arca, as talhas e algumas ferramentas.

Nas imediações, também a casa de Lúcia possui interesse do ponto de vista etnográfico.





Fotos: Carlos Gomes

Embarcações tradicionais - Pateira - Rio Guadiana


A pateira é uma embarcação tradicional no rio Guadiana, na região de Mértola. A sua denominação provém do facto de ser habitualmente usada na caça aos patos. O exemplar da foto foi oferecido pela Comissão de Defesa do Património de Mértola ao Museu de Marinha, onde se encontra exposto.

Foto: Carlos Gomes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...