Belezas nas margens do Rio Corgo – Vila Real

O rio Corgo nasce na serra da Padrela, a uma cota de 918 metros, próximo de Vila Pouca de Aguiar, e, após um percurso de 43 km, desagua junto à cidade do Peso da Régua, na margem direita do rio Douro, a uma cota de 50 metros. O escoamento anual médio é de 360,6 hm3. Tem sete bacias elementares e a área da bacia é de 469,143km2.

Sensivelmente, a meio do seu trajecto, o rio Corgo passa pela cidade de Vila Real, onde recebe como afluente o rio Cabril (cuja nascente se situa na serra do Alvão), além de outros pequenos rios e ribeiros, como, por exemplo, a ribeira de Tourinhas.


Clichés do distinto fotógrafo amador, Sr. Miguel Monteiro, de Vila Real
Illustração Portugueza - Maio de 1919

Passado o local conhecido como o “Rio das Lavadeiras” (parte final de um açude magnífico localizado em frente ao Parque Florestal (verdadeiro pulmão da cidade), a Ponte Sta Margarida, mandada construir em 1490 por D. Pedro de Castro e a Ponte Metálica, concluída em 1904, e que entre 1948 e 1951, e em 2002 e 2003, passou por grandes obras de renovação que lhe deram a estética e beleza arquitectónica que hoje tem, o rio Corgo rasga e afunda o seu leito entre duas margens rochosas e escarpadas, cheias de vegetação, dando origem a uma “paisagem” muito interessante e algo sui generis, conhecida por As Escarpas do Corgo.

Logo a seguir a Vila Real e após o rio Corgo entrar no concelho de Santa Marta de Penaguião, pode-se admirar a magnífica vista do vale do rio, a beleza das vinhas da Região Demarcada do Douro, além de antigas casas senhoriais das quintas do Douro, tendo ao longe, no horizonte, a serra do Marão, fronteira natural entre a região de Trás-os-Montes e Alto Douro e o litoral do país.

Durante muitos anos, e no seu trajecto entre Vila Real e a Régua, o rio Corgo teve a companhia da Linha do Corgo, uma linha de caminho-de-ferro de via estreita com comboios puxados por locomotivas a vapor e, posteriormente, automotoras LRV 2000 a diesel, que não ultrapassavam os 30 km hora, e que foi recentemente desactivada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...