Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (2)

Bailinho da Madeira - Ilustração de Mário Costa (1902-1975)

Bailinho da Madeira - Ilustração de Mário Costa (1902-1975)

De certo que já todos viram dançar o “Bailinho da Madeira” ou pelo menos, tal como ele é conhecido no continente: um grupo, vestido com o traje típico da ilha das flores, que dança em torno do instrumento regional típico da Madeira: o brinquinho.

É um instrumento composto por um grupo de sete bonecos de pano e traje regional com castanholas e fitilhos, dispostos na extremidade de una cana de roca e animados por movimentos verticais na mão do portador, isto é, o bailinho tal como a maioria das pessoas o conhece. 

No entanto existe outro, trata-se do bailinho que surge nos arraiais típicos da ilha, onde se canta ao desafio e se dança em coreografias inventadas no momento. A este divertimento dá-se o nome de brinco.

É cantado e dançado por todos, sem qualquer regra ou restrição. Não é necessário traje, pois basta querer para entrar na roda. Saber mais...



Fandango - Ilustração de Mário Costa (1902-1975)

Fandango - Ilustração de Mário Costa (1902-1975)

Cabeça erguida, corpo firme e pernas leves, estes são os requisitos necessários para ser um bom fandangueiro. De polegares nas covas dos braços “fogoso e impaciente como um puro­ lusitano. O autêntico fandango aparece-nos na pessoa do campino, que só se digna dançar de verdade, quando baila sozinho".

Como refere Pedro Homem de Mello, no seu livro “Danças Portuguesas”, quer seja na lezíria quer seja na charneca, o fandango é o rei da dança no Ribatejo. É uma dança de despique e de desafio que o homem leva a cena, ostentando toda a sua virilidade e capacidades individuais.

Houve quem o definisse como dança inebriante, viril, alucinante, interpretada por garbosos e orgulhosos campinos, temerários e arrojados nas lides taurinas, pois dela não se pode excluir o trabalho na lezíria bem como o gosto e a força para enfrentar a braveza do touro. Saber mais...



Vira da Nazaré - Ilustração de Mário Costa (1902-1975)

Vira da Nazaré - Ilustração de Mário Costa (1902-1975)

"Não vás ao mar toino". 

Este é um dos versos mais populares do Vira da Nazaré. Como não poderia deixar de ser, em terra de pescadores, o mar é quem mais ordena. Põe e dispõe da vida das gentes. É dele que depende o seu dia-a-dia.

É ele que lhes dá o pão, as alegrias e as angustias. E para expressar tudo isso, os pescadores e as suas mulheres sempre deram primazia à música e à dança. Prova disso são os ranchos folclóricos que foram surgindo naquela localidade piscatória.

Antigamente, mal vinham da faina do mar, os pescadores pegavam no harmónio, num cântaro e num abano de assar a sardinha, numa garrafa e num garfo, que colocavam dentro para dar ritmo, nuns ferrinhos, nas velhas violas, nas flautas e nas pinhas que passavam uma na outra e partiam para a folia, para as festas da Senhora da Luz, de S. Brás e de Santo Amaro, nos arredores da Nazaré. Saber mais...

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Embarcações tradicionais - Rio Mondego

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Profissões antigas - O Soqueiro

O Folclore e a Etnografia estiveram presentes nos festejos dos Centenários (1940)

Casas Tradicionais Portuguesas - desenhos

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Vestuário das Terceirenses - Manto e Capote

A Capucha da Serra do Caramulo