Tipos Açorianos - Trajos


«Os Açores são, sem dúvida, o retalho mais belo, mais típico da terra portuguesa que podemos encontrar por esse oceano fora. Não são apenas as suas rochas, os seus lagos, os seus vestígios vulcânicos, e sua flora variadíssima e pujantíssima que atraem e encantam o viajante; são os seus usos e costumes, raríssimas vezes parecidos com os do continente, são os tipos formosíssimos de mulher e os tipos curiosíssimos de homem que ali abundam e que nos detemos a contemplar extasiados como exemplares humanos privativos daquela região abençoada.
A feição do homem de trabalho nos Açores é um misto de originalíssimo do lavrador e do marinheiro. Tanto cava a terra e colhe patriarcalmente os seus frutos, como deixa, de um momento para o outro, a enxada e o arado para se largar à aventura pelo mar atrás das baleias, com o olhar atrevido e as mãos agarradas aos remos e aos arpões.

E quando eles andaram pela América, quando se tonificaram nessa atmosfera agitadíssima, poderosamente transformadora em que ninguém, por mais indolente, pode ficar quieto, então os homens dos Açores não se adornam apenas com o nome de americanos, deixam crescer a barba, indefinidamente, anafam-na presumidamente, cuidam-na com o esmero, com que um fidalgo dos tempos medievos trazia cuidados os seus pergaminhos e o seu brasão de armas.» In Ilustração Portugueza, 15 de Julho de 1912

Acima, «Alguns tipos curiosos da ilha de S. Jorge»
Imagens retiradas da Ilustração Portugueza, 15 de Julho de 1912
Para saber mais sobre Trajes dos Açores, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...