Uma Tricana de Coimbra com xaile e lenço na cabeça!

Uma Tricana de Coimbra

(Cliché de Benoliel)
Ilustração Portuguesa, nº61 - 22 de Abril de 1907


Aproveitando a imagem desta linda Tricana de Coimbra com o seu xaile, sugerimos a leitura de um texto sobre esta peça de vestuário feminino:

O xaile em Portugal

“O xaile terá chegado a Portugal sensivelmente na mesma altura que ao resto da Europa, diz-se que também trazido por marinheiros regressados do oriente.

Francisco Ribeiro da Silva detectou a presença de um xaile entre o rol das mercadorias confiscadas na Alfândega do Porto entre 1789 e 1791.

Como é óbvio, sendo um artigo contrabandeado significa que existe uma procura, um mercado, que é apetecível e que seria um produto apenas ao alcance de alguns privilegiados. 

Por via do contrabando os ricos não privilegiados conseguiam obter produtos que os colocava a par dos privilegiados e, aparentemente, o xaile seria um excelente sinal exterior de riqueza.

O Dicionário de António Morais Silva (2ª edição de 1813) define “Chalé, s.m. (do Hespanhol) – lenço pintado de marca mayor, que as mulheres trazem pelos ombros, dobrado de sorte que fique em três pontas, sendo o lenço quadrado. Os ingleses chamão chales a uma porção de certo longor, e largura de tecido mui fino de lã de camello, de comum amarela, que as mulheres lançavão ao pescoço, e as pontas enrolavão em redor do corpo até à cintura, e são assás caros; vêi da Índia Oriental (a Shale).”

A inscrição da palavra “Chalé” no dicionário de António Morais Silva significa que esta peça de vestuário era já conhecida e utilizada em Portugal no primeiro quartel do séc. XIX.” Ler+

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (2)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Varinas, vendedeiras de peixe | Tipos portugueses

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

A Capucha da Serra do Caramulo

Profissões antigas - O Latoeiro

Campinos do Ribatejo

Pregões de Lisboa - As leiteiras