Uma Feira em Torres Novas (1910)

Uma Feira em Torres Novas

Quadro de Carlos Reis
(Museu Nacional de Arte Contemporânea)


O suplemento com que brindamos os nossos assinantes é a reprodução do melhor quadro português do ano.

Foi este quadro, pintado pelo sr. Carlos Reis, para o lugar do que se perdeu no naufrágio do vapor Saint André, na volta da Exposição Universal de Paris de 1900.

Era um quadro de paisagem que fora adquirido pelo governo para o Museu Nacional de Belas Artes.

O que o sr. Carlos Reis agora pintou é, como se vê, de paisagem também, não sendo inferior ao outro, para não dizermos superior, pois é difícil a classificação, sabendo-se como o talentoso professor prima sempre nos seus quadros, quer eles sejam de figura ou de paisagem.

O quadro Uma feira em Torres Novas é de largas dimensões e recomenda-se tanto pelo assunto, bem caracteristicamente português, como pela soberba execução.



O quadro é superiormente composto em todas as suas linhas, cheio de ar e de cor realçando à luz do esplêndido sol peninsular o colorido e a vida que respira.

Os tipos que nele figuram são cuidadosamente estudados e característicos, dando um todo de flagrante verdade, facilmente comprovável para todos aqueles que conhecerem o carácter e usos da vida nos nossos campos

Não escapou ao autor do quadro aquelas cenas de namoros tão vulgares nestas feiras ou romarias, e assim vê-se, bem observada, no primeiro plano aquela bonita aldeã, que não enjeita a corte que seu apaixonado lhe está fazendo.

Folgamos de poder apresentar aos nossos leitores a reprodução deste quadro, na primorosa simili-gravura do sr. Pires Marinho [a preto e branco, abaixo], que desde cerca de vinte anos vem apresentando nesta revista os seus trabalhos sempre em progressiva perfeição.


 simili-gravura do sr. Pires Marinho


Fonte: "Occidente", nº1152 – 30 de Dezembro de 1910

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Campinos do Ribatejo

Profissões antigas - O Tanoeiro