Tipos de mulheres – arredores do Porto (1896)

Tipos de mulheres – arredores do Porto 

No Norte, onde a natureza é mais exuberante e onde trasborda a vida numa luxúria de seiva forte, é onde os tipos de mulheres mais destacam, por mais belas e sadias.

Damos hoje esses quatro tipos de beleza, cada um de sua terra, diferentes, portanto, nas suas linhas particulares apesar de homogéneas no seu todo.

Quem tenha percorrido os arredores do Porto deve ter conservado uma grata recordação desses lugares, ao passo que se lembrará também com saudade dos minutos passados em ameno cavaco com as mulheres daqueles sítios.

São elas as que mais animam essa pitoresca festa do Senhor de Matosinhos, com os peitos cheios de oiro, namoriscando em verso de pé quebrado.

Nesses dias, vestem todas extravagantemente, de sedas vistosas e berrantes; e quem caia pela primeira vez ali, longe dos costumes daquelas regiões, tem vastos motivos para notas curiosas na sua carteira de touristes e passa alegres horas naquela deliciosa romaria, uma das mais típicas que conhecemos.

O tipo de mulher de Famalicão que damos em primeiro lugar é perfeitíssimo. Pena é que se não veja na reprodução a cabeleira, que é farta e luzente, com ligeiras, cambiantes de cetim.

Mulher de Famalicão

A mulher de Guinfães (Maia) é um tipo de beleza um pouco menos forte, mais langoroso, mais dado, talvez, ao devaneio.

Mulher de Guinfães (Maia)

Em Madalena (Gaia) é onde há as mais formosas lavradeiras, que abastecem de hortaliças, morangos e outros frutos os mercados do Porto.

Mulher de Madalena (Gaia)

A mulher de Avintes, freguesia ribeirinha, é a mais forte organização daquelas bandas. Rema nos barcos, suplantando os homens e é rija como o aço.

Mulher de Avintes (Gaia)

Fonte: "Negro e Branco", nº5-9, 1896 (texto editado e adaptado)

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (2)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Varinas, vendedeiras de peixe | Tipos portugueses

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

A Capucha da Serra do Caramulo

Campinos do Ribatejo

Profissões antigas - O Latoeiro

Pregões de Lisboa - As leiteiras