Ceifeiras - fotografias artísticas de Domingos Alvão

Conversando à hora do descanso

Domingos Alvão, o distinto fotógrafo portuense, que tantas vezes tem colaborado nestas páginas, envia-nos uma coleção preciosa de alguns dos seus últimos trabalhos, de que damos estes espécimes.

Poucos como ele sabem colher as pessoas e as coisas sob os seus verdadeiros aspetos artísticos e estabelecer os mais empolgantes contrastes de luz e de sombra.

Por isso de todo o país o encarregam de obras delicadíssimas. 


Em plena faina.

Fonte: "Ilustração Portuguesa", II Série, nº575. 26 de Fevereiro de 1917 (texto editado)

As segadas – Atividades agrícolas em Trás-os-Montes

“As colheitas, como as segadas, na Castanheira, eram na verdade uma festa.

Todo o santo dia se cantavam as “Cantigas da Segada”, escolhidas a dedo, pela norma do tradicional, desde o amanhecer até à noitinha. O dia era longo, dos maiores do ano, mas com inúmeras dimensões.

O amo da segada ia fazendo os seus cálculos, preocupado com o decorrer das horas e o número de terras para segar, porque não lhe agradava que o trabalho ficasse de sobra para um segundo dia.

E a dona de casa tinha de olhar para as divisões da sua tarefa, consideradas como jornada longa e preocupante, porque os segadores eram respeitados como hóspedes a muito honrar naquela festa de ano, em que é bem patente a alegria de meter a fouce na seara, apertar carinhosamente os “mangados” de espigas e abraçá-los com dedicado amor ao fazer os molhos e apertá-los com a delicada “granheira”.

Um ano à espera entre inúmeros e contingentes perigos, levava ao desabafo, ao desprender dos sentimentos de funda gratidão para com o Senhor Deus do céu e da terra que tudo nos dá.” Ler+

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Campinos do Ribatejo

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Celebração da Páscoa no Minho, antigamente (1909)

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (2)