As rendas de bilros em Peniche – rendilheiras a trabalhar!

Rendilheiras a trabalhar em Peniche

"Como na Itália, em que à indústria rendeira se prende uma poética lenda, em Portugal são as mulheres dos pescadores que, desde remotas épocas, fabricam a renda de bilros.

Em Peniche alcançou esta indústria maior desenvolvimento, e as rendas finas no género Malinas, as guipure, as torchon, mesmo as valencianas, se executavam ali delicadamente.

Pelo meiado desde século [séc. XIX] elevou-se o fabrico das rendas de Peniche a grande perfeição, depois decaiu, tornando-se geralmente mais inferior a execução e menos correctos e escolhidos os desenhos.

A criação duma escola industrial em Peniche veio dar novo impulso à indústria rendeira.

A primeira professora dessa escola foi D. Maria Augusta Bordallo Pinheiro, quer estudando com interesse essa velha indústria nacional, se apaixonou por ela, e consagrando-lhe toda a dedicação da sua alma de artista, toda a sua extraordinária actividade, criou sobre a antiga indústria uma indústria nova, dando-lhe um elevado cunho artístico, que a torna rival das ricas rendas de Flandres, a que as de D. Maria Augusta Bordallo se assemelham em particularidade de fabrico.

Todas as mulheres de Peniche, seja qual for a sua classe, fazem renda.

É ela o único recurso das famílias de pescadores durante os longos e míseros invernos.

Nunca se encontram aqui as mulheres das classes marítimas, como as encontramos nas povoações do norte, escorchando sardinhas ou apanhando sargaço; a sua única ocupação é a renda, trabalho a que começam a aplicar-se logo na infância.

As crianças de quatro a cinco anos passam já a maior parte do dia sentadas à almofada, e desta vida, em extremo sedentária, deve resultar o tipo franzino das mulheres de Peniche."

In "Branco e Negro", nº69 - 1897 (texto editado e adaptado)

Sugestões:


Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Campinos do Ribatejo

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Celebração da Páscoa no Minho, antigamente (1909)

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar