Instrumentos musicais tradicionais portugueses - I

Gaita-de-foles
Gaita-de-foles
Gaita-de-foles: « (…) No campo instrumental, para além da gaita-de-foles, (existente em Trás-os-Montes e no litoral oeste desde o Minho à península de Setúbal), há a assinalar a riqueza musical da viola e da guitarra. (…)»

Viola Portuguesa
Viola Portuguesa
Viola Portuguesa: « (…) A viola portuguesa, nas suas múltiplas variantes regionais, descende do instrumento aludido pelo Padre Juan Bernudo no séc. XVI (“guitarra”, parente popular da vihuela e descendente da “guitarra latina” trovadoresca) e era tocada por todo o país. Hoje subsiste apenas no Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, parte a Beira Alta, Baixo Alentejo, Madeira e Açores. (…)»
Guitarra Portuguesa
Guitarra Portuguesa: « (…) A nossa guitarra descende do instrumento que tomou o nome de cítara no Renascimento, o qual por sua vez provinha da cítola medieval. Era instrumento favorito da joglaria e, ao que tudo indica através dos jograis, ganhou as classes populares e atingiu depois dimensão nacional. (…)»
Harmónio
Harmónio: Todas as regiões do nosso país «não ficaram imunes à invasão do acordeão, a qual começou nas últimas décadas do século passado [séc. XIX] sob a forma diatónica a que o nosso povo chamou “harmónica de mão”, “harmónico” ou harmónio” (…)»
Violino e Rabeca Chuleira
Violino e Rabeca Chuleira: « (…) Note-se ainda (…) o papel dos violinos, particularmente designados por rabecas, que assumem no Douro uma forma encurtada que ganhou o nome de rebeca chuleira por ser própria para tocar apenas a chula, instrumento hoje praticamente em vias de extinção.(…)»
Para saber mais consulte: Portugal – Raízes musicais | Recolhas da tradição oral (José Alberto Sardinha, in “Portugal – raízes musicais”, edição do JN (1997)

1 comentário:

  1. Ferramenta simples e gratuita de recolha de patrocínios, donativos e promoção das vossas festas:

    http://www.apoiantes.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...