Carro de bois ornado com belas cangas

 


Ainda é frequente, na capital do Norte, ver-se carros de bois ornados com belas cangas, como este que reproduzimos na gravura acima. ("Panorama", nº22 - Natal de 1944)

Na "Ilustração Portuguesa", nº83, publicada em 1907, foi publicado um interessante texto, intitulado “A ornamentação dos jugos e cangas dos bois”, do qual sugerimos a leitura. Começa assim:

“É conhecido o costume existente no Douro e no Minho, e que tem mais de uma vez chamado a atenção dos forasteiros, de ornamentar os jugos e cangas dos bois.

É principalmente no Porto e seus arredores que o facto se torna vulgar, desaparecendo mesmo de todo nos pontos das duas províncias que ficam situadas a maior distância da costa marítima.

E, conquanto a vida rural mantenha no resto do país a mesma feição predominante, o certo é que nas outras províncias nada se encontra também que se pareça com tal costume, que possui, deste modo, uma limitada confinação geográfica, e constitui, portanto, um singular e interessante problema da etnografia portuguesa.

As ornamentações usadas no Porto e circunvizinhanças representam, na sua maior parte, desenhos grosseiros que correspondem muitas vezes apenas a um simples intuito decorativo, mas que em outras, e estas mais repetidas, reproduzem símbolos vivos e extintos, cuja significação, por ventura está já perdida, mas que nem por isso deixam de sobreviver formalmente.” Saber mais

Sugestões:

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Camponesa de Perre - Viana do Castelo (1913)

Varinas, vendedeiras de peixe | Tipos portugueses

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

A Capucha da Serra do Caramulo

Uma linda minhota em 1915

Cenas do Minho - Um carro de bois

Trajo de Pastor da Serra da Estrela - 1911

Vendedor de capilé na cidade de Lisboa - 1908