O Folclore e a Etnografia estiveram presentes nos festejos dos Centenários (1940)

Aspecto da parte folclórica do cortejo, vendo-se à direita os Sargaceiros de Esposende.

No Cortejo Histórico do Mundo Português
"Revista dos Centenários" - nº19/20 - 1940


Um aspecto do Cortejo do Trabalho. no Porto

"Revista dos Centenários" - nº21 - 1940

Em 1940, Portugal celebrou os centenários da Fundação de Portugal como reino independente (1143) e o da Restauração da Independência de Portugal, que ocorreu em 1640. Para comemorar esse marco histórico, foram organizadas várias cerimónias e eventos, um pouco por todo o país, mas principalmente em Lisboa.

O Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, aproveitou a ocasião para promover a propaganda nacionalista e exaltar a identidade portuguesa.

Foram realizadas exposições, desfiles, concertos e outras manifestações culturais para celebrar a história e a cultura de Portugal.

Os festejos dos centenários em Portugal em 1940 foram uma oportunidade para reforçar o sentimento de orgulho nacional e promover a ideologia do Estado Novo, que valorizava a tradição, a unidade e a glória do país.


Outro aspecto do Cortejo do Trabalho


Um aspecto da Feira

"Revista dos Centenários" - nº22 - 1940

Mas estes festejos foram também marcados por uma mistura de etnografia e folclore, com a participação de grupos folclóricos locais, desfiles de trajes tradicionais, danças típicas e outras manifestações culturais.

Através da etnografia, os festejos dos centenários buscavam valorizar e preservar as tradições e costumes locais, promovendo a identidade cultural de cada região.

Os grupos folclóricos eram responsáveis por representar essas tradições através de danças, músicas e trajes característicos, proporcionando um verdadeiro espetáculo de cultura popular.

Além disso, os festejos dos centenários também incluíram exposições de arte popular, feiras de artesanato, espetáculos de teatro e outras atividades que destacavam a riqueza e diversidade da cultura portuguesa.

Esses eventos serviram não apenas para celebrar os centenários das cidades, mas também para fortalecer o sentimento de orgulho e pertencimento das comunidades locais.

Assim, a combinação da etnografia e do folclore nos festejos dos centenários em Portugal em 1940 contribuiu para a promoção e preservação da cultura popular, enriquecendo as comemorações e proporcionando momentos de festa, alegria e celebração para os habitantes e visitantes das cidades e regiões celebradas. (GPT)


Um grupo de campinos no largo da feira


Um aspecto da feira

"Revista dos Centenários" - nº23 - 1940


Outro aspecto da feira


Vendedeira de louça


Sugestões:



Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Uma mulher dos arredores do Porto | Trajes

Campinos do Ribatejo

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar

Pregões de Lisboa - As leiteiras

Casas Tradicionais Portuguesas - desenhos