Mulher do Alto Minho - Costumes Portugueses

Mulher do Alto Minho

Costumes Portugueses
(Desenho de M. de Macedo)


Com a saia farta e muito rodada, ornada de uma larga facha escura, avental de cor, também terminado por uma facha ainda mais larga, chinela de bico, colete enfeitado de botõezinhos miúdos, lenço deitado pelas espaldas cujas pontas se vem cruzar no peito, e sobre o qual se voltam em torno do pescoço os folhos que guarnecem o cabeção da camisa de linho ou estopa, e alguns colares ou cordões donde pendem um coração, uma cruz ou outras medalhas, caminha para o mercado ou para a feira a jovem aldeã.

Sobre o lenço que apenas cobre o alto e a parte posterior da cabeça pousa a sogra ou rodilha em que assenta o canastrel, onde leva o que há-de ir vender.

As mangas arregaçadas deixam ver dois braços roliços mas alvos, e por entre a saia e o colete espipa na cinta um refego da camisa.

Sem perder tempo para o trabalho vai fiando a sua rocada de linho, e quando voltar a casa terá feito algum negócio, e trará meia dúzia de massarocas para acrescentar à teia do ano.

É um traje pitoresco, como todos os do nosso Minho e Beira, que o lápis de Manoel de Macedo teve a descrição de copiar do natural.

"O Occidente", nº178 - 1 de Dezembro de 1883 (texto editado e adaptado)

Sugestões: 

Mensagens populares deste blogue

Lavadeiras de Portugal - mulheres extraordinárias

Danças Populares e Tradicionais Portuguesas (1)

Costumes Lisboetas - A Peixeira / Varina

Barco rabelo à sirga - no Rio Douro

A vida dos marinheiros do Rio Douro (1)

Profissões e trajes de Lisboa antiga (1938)

Profissões antigas - O Tanoeiro

Campinos do Ribatejo

Conjunto escultórico no Jardim do Mouchão - Tomar

Casas Tradicionais Portuguesas - desenhos